quarta-feira, 7 de abril de 2010

PRIMEIRA EDIÇÃO DO JORNAL PRODUZIDO COM O APOIO DO IBS

PROFESSORA DA EMOA É HOMENAGEADA

Biblioteca escolar recebe livros, móveis, computadores e nome

Quem dizia que não freqüentava a biblioteca por que ela não tinha bons livros vai precisar encontrar outra desculpa. Primeiro porque já ficou provado que ela sempre teve um acervo pequeno, mas de qualidade; depois porque além das duas estantes, e computadores doados pela equipe do Brasil Melhor, o acervo foi aumentado com livros e revistas também deixados por eles, e outros enviados pelo FNDE/MEC.

Tem livros para todos os gostos: aventura, suspense, ação, comédia, no estilo adulto e infanto-juvenil, além de enciclopédias, dicionários e gramáticas.

A biblioteca recebeu também um nome, pensado como forma de homenagem aos professores que já haviam prestado serviço na unidade escolar. Foi criada uma chapa com nomes indicados pelos atuais professores que junto com pais, alunos e funcionários elegeram o da Professora Maria Augusta, passando, portanto este espaço privilegiado de leitura e pesquisa a chamar-se BIBLIOTECA PROFESSORA MARIA AUGUSTA.

Marisa.



Amplia-se o tempo de duração do estudo da Educação Básica.


Inicia-se em 2010 uma nova versão da Educação Básica no município de Lençóis


No dia 05 de outubro de 2009 a Secretária Municipal de Educação, diretores, técnicos da secretaria e coordenadores reuniram-se para discutir a implantação do Ensino de nove anos no município de Lençóis, haja vista que o tempo limite para os municípios se adaptarem é até 2010. Essa nova modalidade de ensino funcionará inicialmente nas escolas que oferecem o Ensino Fundamental I.

Todos os alunos que tiverem 06 anos de idade completos ou incompletos, até a data corte, ou seja, a data limite para a matricula, instituída e estabelecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), ingressará no 1º ano de estudo, mesmo aqueles que não freqüentaram a escola antes.

As mudanças ocorrerão gradativamente sem causar prejuízos aos estudantes. Assim as escolas terão ao mesmo tempo duas modalidades de ensino: a de 8 anos, para os alunos que já estão estudando e a de 9 anos para os alunos que estão iniciando seus estudos.

As unidades escolares deverão se organizar para receber esses alunos adequando seu currículo, projeto pedagógico e rotina, lembrando que a sua clientela são crianças e precisam ser vistas de tal maneira.

O objetivo do Ministério da Educação (MEC) é garantir que todos tenham uma Educação Básica de qualidade, diminuindo assim a disparidade entre o ensino público e o privado.

Toda a comunidade escolar deve acompanhar essa mudança de perto esclarecendo suas dúvidas junto às escolas e conhecendo o que diz a lei que define a educação no país.

Creusa Maria Silva


Regando as sementes

A passagem da equipe Brasil Melhor por nossa escola deixou entre outras coisas a possibilidade de concretização de um sonho. Foi de uma oficina ministrada aos professores por um dos integrantes que surgiu a ideia deste informativo que toma forma sob o nome de EMOA Informa.

Motivadas pelas propostas da oficina, as professoras Creusa e Edna mobilizaram-se e empenharam-se para estarmos agora em fase de lançamento de 1ª (esperamos que de muitas) edição de um jornal de nossa escola.

O objetivo maior deste meio de comunicação é socializar o maior número de informações presentes no cotidiano escolar. Aqui alunos, pais, professores e funcionários poderão expor suas ideias, divulgar sua arte, conhecer seus direitos e saber que para cada direito existe um dever, enfim faremos deste um instrumento de propagação dos fatos que envolvam e interesse a toda comunidade escolar.

O fator tempo (sempre nosso inimigo) impediu o envolvimento de mais pessoas na produção final deste trabalho, que foi fruto dos esforços e persistência das duas professoras das quais já falamos, esperamos que vocês apreciem e se sintam motivados a juntar-se a nós na próxima edição.

Boa leitura. Esdras, Izael e Marisa



O ano de 2009 foi um ano de muitas bênçãos para esta comunidade escolar.

Em 28 de Julho a passagem da Expedição Brasil Melhor deixou marcas: a escola ganhou de presente uma Biblioteca Multimídia (500 livros infanto-juvenis, 02 computadores, 01 impressora e mobiliário), 02 bicicletas para premiação dos alunos em obras literárias, kits escolares e odontológicos.

A comunidade foi assistida com atendimento odontológico para os alunos, atendimento ginecológico para mães dos alunos, cestas básicas para as famílias.

Foram realizadas também, oficinas para crianças, adolescentes e professores. Esse jornal, por exemplo, é o broto de uma sementinha plantado neste mágico dia.

E as bênçãos não param por aí: A escola ganhou do PROINFO – um programa do Governo Federal criado para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações na rede pública de ensino – 10 computadores que já estão instalados no Laboratório de Informática da Escola Otaviano Alves.

A capacitação dos professores e alunos para uso do LINUX – programa educacional instalado nos computadores iniciará neste mês de novembro.

Zayra




CLASSIFICADOS

BANDA MUSTANQ

Shows de qualidade com o melhor do pagode.
componentes da banda: Júlio, João Moura, Thiago, Weliton, André Mix, Laércio e Marcos Jorge.

Contato através do e-mail: lifecrazy20v@hotmail.com



Pestanas Bar:

Musica ao vivo, cerveja sempre gelada e bom atendimento.
Não Percam Promoção VIVA MODA, Data: 13 à 15/11/09.


PIADA

Desconfiado da fidelidade da sua mulher, o marido resolveu contratar um detetive particular.
Deu a dica de um motel, onde ela poderia está e mandou o detetive ficar de olho para dá o flagrante:

Não deixe a cretina escapar que eu estou de olho lá esquina!
O homem ficou na expectativa mais de uma hora. De repente vê o detetive dando uma surra numa mulher.

Espere ai? Essa não é minha mulher.



Esdras indica – Dicas de leitura

A GRANDE VIRADA (Raul Drewnick)

Um livro baseado nas situações que estão presentes na vida de muito jovens ao começar usar drogas. O livro conta a história de uma garota que amava o futebol e meio por pressão de um amigo se envolve com a maconha. Será que Valéria sairá dessa?

DEPOIS DAQUELA VIAGEM (Valéria Piassa Polizzi)

Bastante interessante e emocionante por sinal. A autora relata suas farras com seus amigos, as dúvidas no namoro, as angústias do vestibular entre outras coisas. Tudo isso seria perfeitamente normal se ela não estivesse contraído AIDS aos 16 anos. Neste livro, ela mostra como de repente sua vida passou por uma reavaliação radical.


Campeonato de FUTSAL – 2009

Acontece em Lençóis, a disputa entre doze times do município, pela taça Neilson Pereira da Silva.
Todos os sábados e domingos, na quadra do CERPV, o torneio conta com um time do “Remanso”, dois do Distrito Otaviano Alves - “Estrela” e “Tanquinho” e os demais da Sede.


Exposição Chapada Vista Por nós.

8ª série B realiza exposição de fotos obtidas em uma aula vivencial, dia 11/11/09 a partir das 13:00h no espaço do EMOA.

ALMA VENDIDA POR SUCESSO

Em uma casa vivia PJ, moleque sonhador que queria ser um cantor de RAP.
Numa sexta-feira, ele foi a uma gruta que ele havia achado com seus amigos. Foi sozinho, pois os amigos tinham fugido. Seguiu em frente, chegando ao interior da gruta.
De repente, surge um grande “cara” com dentes afiados e garras enormes soltando fogo pela boca. Tinha olhos grandes e vermelhos como fogo:
_ Ha, ha, ha! O que você quer na minha gruta?
_ Quero ser cantor de RAP _ respondeu PJ.
_ PJ é o seu nome, não é?
_ É sim, como você sabe?
_ Não interessa, quero sua alma. Em troca, posso dar tudo o que quiser.
_ Quero apenas me tornar um cantor de RAP.
_ Tudo bem. A sua alma é minha agora.
Nesse momento, PJ sentiu-se estranho e desmaiou. Quando acordou, estava famoso e cantando.
Depois começou a pensar se o que aconteceu foi um sonho ou verdade.
_ Não consigo entender. Só sei que me tornei um super cantor de RAP, como sempre sonhei.
Com seu sucesso repentino, tornou-se o melhor do mundo. Com sua alma vendida, lá estava ele cantando e todos do inferno pulando com seu RAP.

Anderson Queiroz da Silva


A história acima é resultado de uma atividade desenvolvida em sala de aula pelos alunos da 6ª “C”, nas aulas de Língua Portuguesa.O trabalho partiu da leitura de diversos Contos de Assombração, a fim de identificar as características inerentes ao gênero, seguido da escrita dos alunos.Esse e outros contos foram encadernados e estão disponíveis na Biblioteca Professora Maria Augusta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário