terça-feira, 27 de abril de 2010

Horta Escolar





HORTA ESCOLAR

Um laboratório de pesquisas a céu aberto. Ou Um espaço privilegiado de múltiplas aprendizagens.

Além de propiciar melhor qualidade na alimentação dos educandos, a horta escolar torna-se um instrumento didático-pedagógico que quando bem utilizado promove nos membros da comunidade escolar além de consciência ecológica, melhores hábitos alimentares.

A da EMOA foi semente deixada pelo Instituto Brasil Melhor à nossa comunidade. O contato com os instrutores (capacitadores) foi breve, devido ao cronograma das atividades a serem realizadas todas em apenas um dia, já era quase noite quando de fato os canteiros foram plantados. Mas a semente lançada encontrou um terreno fértil e é hoje a concretização de desejos de muitos que por esta instituição escolar já passaram.

As vantagens e/ou benefícios desse espaço privilegiado de cultivo de alimentos saudáveis e livres das contaminações dos produtos químicos, puderam ser apreciados ainda no ano de 2009, quando as merendeiras enriqueceram a merenda dos alunos com os primeiros produtos orgânicos dali colhidos.

Novos desafios esperam o 2010 e o desejo, principalmente dos que não poupam esforços na lida diária a fim de manterem bonitos e produtivos os canteiros, é que a horta possa:

Promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambiental, alimentar e nutricional, com participação de profissionais do meio;

Oportunizar trabalhos escolares dinâmicos, participativos, prazerosos, interdisciplinares que motivem os alunos a cultivarem pequenas hortas em suas casas;

Gerar aprendizagens múltiplas;

Reeducar e estimular um estilo de alimentação saudável;

Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos e mudanças de hábitos alimentares, aproveitando a reformulação feita no cardápio da merenda escolar do município.

Identificar técnicas e manuseio do solo e de produção de alimentos, resgatando o cultivo natural.

João Filho e Reginilce Santana
Abril/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário