quarta-feira, 16 de novembro de 2011

EMOA e o "Projeto Lençóis sem fogo"
















Nesta época do ano a Chapada Diamantina costuma ter grandes queimadas devido a algum foco causado por acidente ou não e também por material que provoca combustão. Assim a Secretaria Municipal de Educação teve a iniciativa de realizar junto às escolas um trabalho de prevenção às queimadas com o “Projeto Lençóis sem Fogo”, que visa à prevenção e a conscientização da comunidade em geral para danos a natureza.

A EMOA abraçou o projeto e já começou a desenvolver suas ações com as turmas de 8ª série, na disciplina Turismo com estudos sobre a fauna e a flora nativa da Chapada. Como uma das ações, foi feita uma visita ao Corpo de Bombeiro, situado aqui em nosso Distrito (Tanquinho) para que os alunos conhecessem de perto os instrumentos utilizados para apagar pequenos e grandes incêndios.

Fomos recebidos pelo Tenente Rocha que falou sobre os serviços prestados pela corporação, deixando claro que no município de Lençóis os bombeiros são atípicos, uma vez que atendem a todos os acidentes – atropelamento, afogamento, ‘gatinhos perdidos’ e à demanda principal da corporação que são os incêndios e queimadas, por toda a Chapada.

A visita foi um momento de conhecimento, esporte e lazer, pois o percurso da escola à corporação foi feito de bicicleta, onde houve a interdisciplinaridade com as disciplinas de Geografia e Educação Física, além da já citada acima.

A segunda etapa aconteceu com uma rodada de palestras pelo Biólogo Roberto Rodrigues do Santos, professor e diretor do Centro Educacional Renato Pereira Viana e Emanuel Dutra, representante do IMA (Instituto do Meio Ambiente) no espaço da escola com a participação de outros alunos das outras séries.



2 comentários:

  1. Muito interessante a iniciativa de levar os alunos para aprenderem na prática noções de combate a incêndio. Parabéns EMOA

    http://www.ramirodachapada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ramiro, esperemos que ao menos 10% desses meninos e meninas tornem-se adultos conscientes e solidários.

    Obrigada pela parceria

    Professora Marisa

    ResponderExcluir